
Reiniciar seu celular o deixa mais rápido? Entenda a realidade por trás da teoria
Nossos celulares são uma parte fundamental para nosso dia a dia – os utilizamos para acordar, trabalhar, nos organizar e como nosso lazer. Quando o dispositivo começa a ficar mais lento que o normal, isso vira uma grande dor de cabeça – sua produtividade cai, seu stress aumenta e os problemas se empilham.
Muitos acreditam que a solução para isso é simples: só reinicie seu celular. E por mais que exista verdade nessa solução, ela nem sempre é a resposta de todos os seus problemas.
Para entender: como seu celular funciona
Enquanto você utiliza seu dispositivo, os aplicativos que for abrindo e fechando muitas vezes continuam agindo “no fundo”, seja para continuar carregando tarefas, fazer o upload de um arquivo ou até só monitorar seu desempenho (como é o caso de aplicativos de saúde, que acompanham seus passos e pressão cardíaca em sincronização com smartwatchs). Essas ações ocupam grande parte do RAM do seu dispositivo – RAM é o responsável por armazenar essas informações, assim como fornecer instruções para o dispositivo.
Somente fechar as abas dos aplicativos abertos não termina essas ações – a reinicialização do dispositivo faz isso. Quando você reinicia seu celular, você limpa completamente seu uso de RAM e, consequentemente, as tarefas que continuavam sendo executadas mesmo quando não necessárias. Isso libera espaço de RAM e faz com que seu celular funcione mais rapidamente e eficiente que antes.
Porém, nem sempre esse é o motivo da sua lentidão.
Por que seu celular pode estar lento?
Seu celular é composto de dezenas de partes, todas trabalhando com alta precisão para garantir que seu dispositivo funcione como intencionado. Por isso, sua lentidão pode ser um sintoma de múltiplas causas, como:
Armazenamento cheio
Quanto mais armazenamento está sendo usado, seja por fotos, vídeos, aplicativos ou documentos, menos espaço você tem para o processamento dos aplicativos – levando ao processamento devagar ao tentar executar tarefas pequenas.
Bateria velha
As baterias de celulares comumente são feitas de lítio – material que, com o tempo, uso constante ou sobreaquecimento, perde sua capacidade com o tempo. Por isso, uma bateria velha ou possivelmente danificada pode reduzir a capacidade do celular levando a um tempo de processamento lento.
Sistema de operação (OS) antigo
As empresas de celulares atualizam seus dispositivos com certa frequência. Essas atualizações trazem novas funcionalidades, correções de bugs e até mudam o sistema completamente. Com os anos, as mesmas empresas “desabilitam” os sistemas de operação mais velhos e menos usados – eles gradativamente param de receber atualizações. Por isso, seu sistema pode ser devagar e ter bugs escondidos, que nunca serão corrigidos.
Para todas as suas necessidades em celulares, assistência técnica e acessórios, confie na Pinheirinho celulares – com mais de 15 anos de mercado, é uma das maiores lojas online de assistência e revenda de celulares do Paraná.