Razões pelas quais seu celular pode estar lento (e o que fazer sobre cada uma)
Seu celular vem devagar, te deixando esperando-o conseguir acompanhar seus toques e comandos? A culpa não é sua – a lentidão de dispositivos como celulares é um fator comum, que pode acontecer com celulares demonstrando sinais de uso prolongado.
Seja você um entusiasta de tecnologia ou alguém frustrado com seu dispositivo, explicaremos o motivo da demora, sua performance e o que fazer sobre isso para melhorar sua experiência.
O que pode causar a lentidão em celulares?
Celulares mais antigos ou com sistemas operacionais mais velhos serão sempre mais lentos.
Isso é uma ação não só natural que ocorre com o tempo, mas também um fator do marketing de empresas de celular – dispositivos antigos gradualmente param de receber atualizações, fazendo com que fiquem lentos “naturalmente” e instiguem que o usuário faça a troca ou upgrade por um modelo mais novo.
Sempre verifique o sistema operacional que está utilizando (Android ou IOS) e se existem atualizações, e fique de olho por mensagens informando que seu aparelho não receberá mais atualizações.
Além dos básicos acima, existem casos mais específicos que levam a lentidão:
- Bateria velha ou viciada
Conforme seu aparelho envelhece, ele demorará mais para carregar e não manterá essa carga por tanto tempo quanto antes. A razão para isso vem dos componentes químicos que compõe sua bateria.
As baterias são comumente feitas usando lítio, dependendo de um fluxo de íons passando de um cátodo até um anodo. Com o tempo, ela gera uma resistência, e esse fluxo é reduzido – levando a lentidão em sua funcionalidade e, como consequência, seu celular.
Nesse caso, é necessária fazer a troca da bateria. Além da lentidão, irá ajudar na retenção de carga e diminuir os perigos de uma explosão em caso de baterias inchadas.
- Má conexão com a internet
Se sua lentidão ocorre ao tentar utilizar aplicativos e redes que precisam de conexão a internet para funcionar, existem chances que o problema não está no dispositivo em si, mas sim na sua conexão com internet ou 4G.
Tente conectar com outras redes se possível para comparar, se movimentar para um local mais próximo do roteador de Wifi ou realizar um teste de velocidade online – caso seu resultado seja maior que 107dBm, sua qualidade de internet está baixa.
- Pouco espaço de armazenamento
Seu celular utiliza armazenamento para conseguir processar informações, abrir aplicativos e executar ações – isso é o que chamamos de memória temporária. Caso tenha muitos aplicativos, fotos, vídeos e documentos consumindo seu armazenamento, esses dados temporários tem pouco espaço para processar e geram uma lentidão em seu funcionamento.
Se for o caso, é importante limpar seu armazenamento, desinstalando aplicativos desnecessários e transferindo suas imagens e documentos para outro armazenamento.
- Problemas com RAM
Assim como o armazenamento, o RAM é a memória a curto prazo que permite seu celular acesso a informações necessárias para processar ações rapidamente. Isso ajuda seu celular a funcionar rapidamente, mas somente se tiver RAM suficiente disponível para aguentar o que foi pedido.
Se seu RAM for pouco ou estiver com problemas, isso pode causar lentidão e resultar em não só a demora, mas erros e desligamentos involuntários.
- Malware, Bloatware ou vírus
Ao contrário de o que muitos acreditam, esse é raramente o caso quando falamos de lentidão. Mesmo assim, vale mencionar que se seu dispositivo estiver infectado por software malicioso – malware – é possível que fique lento. Se você é alguém que baixa muitos aplicativos de fontes duvidosas, como fora das lojas de aplicativos como Play Store ou App Store, é recomendado utilizar um scanner de vírus para verificar por problemas e tomar as ações corretas.
Para todas as suas necessidades em celulares, assistência técnica e acessórios, confie na Pinheirinho celulares – com mais de 15 anos de mercado, é uma das maiores lojas de assistência e revenda de celulares do Paraná.